Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os nossos avós foram irresponsáveis

por Luís Naves, em 06.12.15

daz-dystopia-models-m.jpg

 

A era industrial produziu quantidades de gases de efeito de estufa que fizeram aumentar a temperatura média do planeta. Durante os primeiros 150 anos, os efeitos foram pouco relevantes, a temperatura subiu devagar. Só no início do século XXI começaram a ser discutidas políticas que permitissem reduzir emissões, sobretudo do dióxido de carbono, que podia permanecer na atmosfera por mais de mil anos, mas o tema foi politizado e a mudança deu-se lentamente.

Sem qualquer efeito de estufa na sua atmosfera, o planeta Terra seria uma bola de gelo, mas as emissões da era industrial atingiram níveis excessivos e provocaram um aquecimento global. Conhecemos esta história e vivemos na pele os seus efeitos. Em cada ano, a nossa cidade é atingida por furacões devastadores, a península ibérica sofre secas prolongadas e inundações súbitas que provocam perdas humanas e destruição económica. Parte de Lisboa está inundada. No ano passado, uma onda de calor matou mais de 50 mil pessoas. Durante duas semanas, não foi possível viver sem aparelhos de ar condicionado, mas muitos pobres continuam a não ter acesso a esses equipamentos. Nos últimos 250 anos (desde 1850), as temperaturas médias do planeta aumentaram 4 graus centígrados, mas em Portugal o valor é de pelo menos 6 graus.

Há países mais afectados do que o nosso, é um facto, mas isso serve de pouco consolo. No resto do planeta, as alterações climáticas matam milhões de pessoas por ano e custam fortunas em colheitas perdidas. Há centenas de milhões de deslocados. Abandonámos os combustíveis fósseis e as emissões são hoje reduzidas, mas os efeitos vão prolongar-se por mais alguns séculos. Somos hoje vítimas de efeitos que não produzimos e os nossos avós foram simplesmente irresponsáveis.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D