Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os últimos cem anos

por Luís Naves, em 04.12.15

re.jpg

 

Quando penso nos últimos cem anos tenho dificuldade em resumir o muito que aconteceu. A inteligência artificial mudou o trabalho: hoje os robôs ocupam-se de todas as actividades rotineiras e as pessoas dedicam-se ao lazer, à criatividade, à política e ao comércio; tudo o resto é feito por máquinas e o excesso de produtividade resulta numa riqueza que pode ser distribuída, em forma de subsídios que equilibram a sociedade. Parece-me que esta foi a grande transformação, mas há outras: a esperança de vida passou para 120 anos e a medicina controla doenças que encurtaram a vida dos nossos avós. Estão a ser desenvolvidos humanos geneticamente melhorados e a própria espécie poderá evoluir de forma artificial, mas esta é uma área controversa, que gerou um mercado negro.

Nos últimos cem anos foram resolvidos vários problemas nos países ricos: baterias, carros e aviões eléctricos, poluição de solos e de água potável. Existe abundância de energia, sobretudo solar e de fusão, mas apesar de não haver combustíveis fósseis, o clima do planeta continuará a ser afectado, devido à inércia do efeito de estufa criado sobretudo na primeira metade do século XXI. No plano político, esbateram-se os conflitos: a América é hoje um império populista dominado por oligarquias; a Europa aliou-se à Rússia e China, mas os dois blocos cooperam no controlo de estados falhados e da economia global capitalista, que é vulnerável a crises cíclicas. Ao contrário do que sucedeu no século XX, fértil em guerras e invenções (relatividade, modernismo, bomba atómica, computador), o século XXI foi marcado pela inovação, mas sobre invenções existentes.

Estamos a explorar Marte, a cintura de asteróides e o sistema de Júpiter, mas o nosso maior fracasso tem sido a incapacidade de vencer as enormes distâncias na exploração de outros sistemas solares. Há missões a decorrer, mas só darão resultados no século XXIII.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D